PROJETOS

Designação do Projeto:

RoboCer3D - Fabrico rápido de produtos em porcelana por R3D

Parceiros:
Porcelanas da Costa Verde, SA
CTCV
Universidade de Aveiro
Porcelanas da Costa Verde, SA
CTCV
Universidade de Aveiro
Período de execução:

01-01-2016 a 30-06-2018

Programa de financiamento:

Portugal 2020 – SI I&D em copromoção

Descrição do projeto:

O projeto RoboCer3D tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia de fabrico aditivo para produtos em porcelana, nomeadamente a tecnologia de “Robocasting 3D” (R3D). A liberdade formal presenteada no fabrico de produtos por tecnologias de fabrico aditivo, como o R3D, torna possível o fabrico de peças com geometrias e funcionalidades que não são possíveis obter por tecnologias convencionais. A reprodutibilidade e o controlo computorizado das caraterísticas arquitetónicas de produtos permitirão potenciar a indústria cerâmica no fabrico de produtos com alto valor acrescentado, que responda às necessidades de segmentos de mercado específicos, quer nacionais quer internacionais.

Objetivos:

O projeto RoboCer3D tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia de fabrico aditivo para produtos em porcelana, nomeadamente a tecnologia de “Robocasting 3D” (R3D).

Principais Atividades:

1. Estudo sobre formulações de pastas de porcelana para R3D; 2. Desenvolvimento do processo de R3D para porcelana; 3. Otimização das etapas pós-conformação dos produtos de R3D; 4. Testes de produção de novos design; 5. Gestão do projeto.

Website do projeto:

http://www.ctcv.pt/projdi_robocer3d.html