PROJETOS

Designação do Projeto:

METAL EMPREENDE

Nº projeto:

016237

Parceiros:
AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro
ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas
AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro
ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas
Período de execução:

01/01/2016 - 01/12/2017

Programa de financiamento:

Portugal 2020

Descrição do projeto:

O projeto METAL EMPREENDE visa estimular e motivar o Empreendedorismo, mobilizando potenciais empreendedores para desenvolver planos de negócio e criar empresas com sucesso, nas áreas afins do setor e das fileiras da metalurgia e eletromecânica, sem prejuízo de outras de carácter transversal ou conexas.

Objetivos:

Ao se garantir um enquadramento e mapeamento das necessidades de empresas estabelecidas, será mais viável que as novas empresas que venham a ser criadas por novos empreendedores, ao estarem alinhadas com as necessidades das primeiras, tenham uma maior viabilidade económico-financeira e sustentabilidade. Desta forma, constituem objetivos estratégicos para o projeto: A promoção do empreendedorismo qualificado e tecnológico, alinhado com as necessidades reais e específicas de um tecido empresarial estabelecido, que representa potencialmente a base de clientes para os novos negócios/startups; Facilitar a criação de novas empresas/startups numa lógica de alinhamento com as necessidades do mercado, permitindo-se maior eficácia na abordagem comercial, e consequente aceleração no crescimento destes novos negócios.

Principais Atividades:

O projeto é composto por 2 edições de Concurso de Ideias (Call for Action), onde serão promovidas as ideias que se revejam no conjunto de oportunidades de negócio previamente identificadas e qualificadas, junto de um grupo alargado de empresas estabelecidas, que consubstanciam a procura potencial pelos bens e produtos a serem desenvolvidos pelos empreendedores. Os empreendedores que participarem, com as suas ideias de negócio, terão acompanhamento direto e personalizado, desde o desenvolvimento da ideia à transformação em negócio /empresa e aceder a mentores e potenciais investidores, para a concretização dos seus projetos empresariais. O Processo de Capacitação decorrerá através da realização de sessões presenciais, a serem realizadas nas instalações da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, sitas na Zona Industrial de Taboeira, Alagoas – Esgueira.

Outras Informações:

Mais-Valias da Participação: identificar as melhores propostas de negócio no setor da metalomecânica ou áreas relacionadas, garantindo um processo de capacitação exaustivo aos empreendedores e apoio monetário (2 500€) na criação do capital social da empresa, para as três (3) melhores ideias de negócio.

Website do projeto:

http://metalempreende.aida.pt/