PROJETOS

Designação do Projeto:

PT 21 - Powered Textiles Século 21

Parceiros:
TMG Automotive
CITEVE
CITEVE
Período de execução:

01/01/2011 - 31/1/2014

Programa de financiamento:

QREN

Orçamento do projeto:

7.139.608€

Incentivo de financiamento:

5.000.000€

Descrição do projeto:

O projeto mobilizador PT21 – Powered Textiles 21, inserido no Pólo de Competitividade da Moda, teve como foco lançar um conjunto de iniciativas de I&D de forte caráter coletivo e elevado efeito indutor e demonstrador em áreas que se consideram críticas para o reposicionamento e sucesso das indústrias têxtil e vestuário. Neste sentido, contou com o envolvimento central de empresas da fileira Têxtil e Vestuário, mas também, de outros setores da economia com os quais a ITV se cruza, sobretudo na aplicação de têxteis técnicos. O projeto contou com um PPS dedicado a soluções inovadoras para o Habitat.

Objetivos:

Os eixos de intervenção deste projeto mobilizador passam pelo desenvolvimento de têxteis técnicos para diferentes setores, nomeadamente, para o interior automóvel, vestuário de moda e vestuário técnico funcional, vestuário de protecção. O projeto contou ainda com uma componente dedicada à distribuição através do desenvolvimento do conceito loja do futuro. No sector do Habitat e Espaços Inteligentes o projeto focou-se no desenvolvimento de soluções compósitas, compostas por materiais de madeira, têxteis e resinas, bem como, materiais decorativos através da incorporação de fibra óptica e outros elementos luminosos.

Principais Atividades:

O projeto estruturou-se em torno de 7 PPS (Produtos, Processos ou Serviços) técnicos que visaram o desenvolvimento de soluções inovadoras em diferentes áreas. No caso particular do Habitat foi realizado um projeto dedicado, o PPS 7 – Habitat – Desenvolvimento de novos têxteis técnicos aplicados aos setores habitat. A inovação deste projeto foi baseada na I&DT de: Estruturas compósitas reforçadas por têxteis com excecionais características decorativas, elevado desempenho mecânico e resistentes à fricção; Novas formulações à base de resinas epóxi com ótima adesão aos substratos têxteis e outros materiais celulósicos como a madeira; Métodos de encapsulação de estruturas têxteis, componentes eletrónicos, e outros componentes decorativos no compósito madeira/têxtil/resina; Métodos de manutenção e limpeza das estruturas compósitas.

Outras Informações:

Deste projeto resultou o pedido de Patente Nacional nº 107092 "MATERIAL COMPÓSITO, PROCESSO DE OBTENÇÃO E SUAS APLICAÇÕES».

Website do projeto:

http://www.pofc.qren.pt/media/noticias/entity/pt-21-powered-textiles-seculo-21 http://www.citeve.pt/artigo/PTXXI