PROJETOS

Designação do Projeto:

INnovative FINancIng for local SusTainable Energy Solutions

Nº projeto:

IEE/13/392.SI2.675530

Período de execução:

03/2014 - 02/2017

Programa de financiamento:

Intelligent Energy Europe

Orçamento do projeto:

77.046,00€

Incentivo de financiamento:

57.784,00€

Descrição do projeto:

A Câmara Municipal de Águeda, através da Energy Cities, integra um projeto chamado INFINITE Solutions (INnovative FINancIng for Local SusTainable Energy Solutions) suportado pelo programa Intelligent Energy Europe. No caso de Águeda, o fundo a implementar baseia-se no modelo de Intracting de Stuttgart, o qual é desenvolvido e gerido pelo próprio município e tem por base a ideia de contratos de desempenho energético (EPC) dentro da própria administração, envolvendo todo o universo dos edifícios e instalações detidas pelo município. O modelo é uma combinação de fundo rotativo e da prestação de serviços de energia (ESCO). A cooperação é estabelecida entre duas unidades organizacionais distintas de uma mesma administração da cidade. As poupanças financeiras obtidas por meio de medidas de eficiência energética retornam para o fundo, refinanciando-o, o qual tem uma inscrição específica no plano e orçamento da cidade. Este, por sua vez serve para financiar novas medidas.

Objetivos:

Os objetivos mais importantes do projeto são: Modelos Fundamentais e Inovadores de financiamento de projetos de eficiência energética (intracting e soft loan), implementados pelas cidades mentoras de Stuttgart e Delft, os quais serão redefinidos e adaptados a diferentes realidades nacionais de 4 cidades parceiras; Aumento local de capacidade técnica, financeira, jurídica e de gestão dos parceiros do projecto e dos seus trabalhadores; Promoção dos resultados do projeto a nível Nacional e Internacional (UE); A elaboração e execução de modelos "intracting" e "empréstimos bonificados (soft loans)".

Principais Atividades:

Tratando-se de um projeto dividido em 6 WP, Águeda concentrou a maior parte do seu esforço no WP3 (Implementação do esquema de Intracting), tendo, ainda, participado nos WP 1 (Gestão), WP2 (Formação), WP5 (Comunicação) e WP6 (Disseminação), destacando-se as seguintes atividades principais: Formação ministrada pelas cidades mentoras (Delft e Stuttgart); Adaptação do modelo Stuttgart à realidade do Município de Águeda, com a criação do FEEH – Fundo de Eficiência Energética e Hídrica do Município de Águeda; Elaboração e aprovação do Plano de Ação do FEEH; Elaboração e aprovação do Regulamento de funcionamento do FEEH; Lançamento do FEEH; Apresentação do modelo de Águeda junto dos parceiros do projeto; Divulgação do projeto.

Website do projeto:

http://www.energy-cities.eu/spip.php?page=infinitesolutions_en