PROJETOS

Designação do Projeto:

Comissão Técnica RILEM - Especificações para ensaio e avaliação de argamassas à base de cal para estruturas históricas

Nº projeto:

TC LHS

Parceiros:
Aristotles University of Thessaloniki
FCT-UNL
Aristotles University of Thessaloniki
FCT-UNL
Período de execução:

2017-2021

Descrição do projeto:

Os procedimentos de ensaio para argamassas de construções históricas (CH) seguem os padrões estabelecidos para argamassas à base de cimento. Esses procedimentos levam a resultados incorretos, pois são baseados em determinados pressupostos técnicos válidos apenas para argamassas com base em cimento. No entanto, em caso de reparação de CH, a tendência atual é apoiar o uso de argamassas à base de cal, compatíveis com essas construções. As normas EN existentes para a cal (EN 459), bem como as relevantes para a série de argamassas EN 1015, não abordam questões específicas relacionadas com argamassas à base de cal, como períodos e métodos de amassadura, endurecimento lento, cura antes de ensaio de características mecânicas-físicas e de durabilidade (molhagem-secagem, congelamento-descongelamento, ataque de sulfatos, etc.). Assim, vão ser definidos procedimentos de ensaio específicos.

Objetivos:

A CT visa modificar/adaptar os procedimentos ensaio considerados básicos para argamassas de cal - e não as específicas (p.e. propriedades térmicas). O benefício direto, que é uma necessidade significativa na prática de conservação, é ser capaz de usar no projeto de reparação dados mais realistas em termos de propriedades, comportamento e desempenho de argamassas não cimentícias, de cal aérea, cal-pozzolana ou cal hidráulica natural (NHL), adaptando/modificando os procedimentos de ensaio atualmente utilizados para materiais à base de cimento.

Principais Atividades:

A CT produzirá: Procedimentos de ensaio harmonizados e unificados relevantes para argamassas à base de cal (pré-normativos), para uso em rebocos, juntas, caldas, referentes a propriedades em estado fresco e endurecido, bem como aspetos básicos de durabilidade. Serão redigidos relatórios e artigos científicos em revistas da especialidade, sobre os procedimentos de ensaio atualmente utilizados para caracterizar o comportamento e o desempenho das argamassas históricas, sobre resultados de ensaios "round robin" e sobre ensaios de campo atual realizados em argamassas sobre materiais de construção históricos (argamassa, pedra, tijolo, adobe, cerâmica).

Website do projeto:

http://www.rilem.net/gene/main.php?base=8750&gp_id=367