PROJETOS

Designação do Projeto:

AVIGAE .: Assistente Virtual Inteligente para a Gestão Ativa da Energia em Edifícios

Nº projeto:

003401

Parceiros:
Virtual Power Solutions
ISEP
Virtual Power Solutions
ISEP
Período de execução:

01/09/2015 - 31/12/2017

Programa de financiamento:

Portugal 2020

Orçamento do projeto:

708.680,16€

Incentivo de financiamento:

490.596,64€

Descrição do projeto:

O projeto AVIGAE pretende desenvolver um sistema capaz de simular diferentes cenários de utilização e, com base nos resultados obtidos, desencadear as ações de controlo adequadas. O sistema será inteligente e inovador, incluindo um elemento disruptivo para o mercado de soluções de eficiência energética, sendo este o Assistente Virtual Inteligente e Adaptativo, servindo como interface entre o utilizador e toda a estrutura do sistema de gestão e controlo de consumos de energia.

Objetivos:

Desenvolver um sistema dinâmico de gestão dos consumos energéticos baseado em técnicas avançadas de simulação e assistido por um sistema avançado de suporte à decisão que permita o controlo adequado dos recursos dos edifícios e que atinja a otimização energética. Este sistema será complementado por um assistente virtual inteligente, que apoiará os gestores dos edifícios no processo de tomada de decisão, incluindo alertas para comportamentos menos eficientes. Deverá ainda incorporar estratégias de aprendizagem (adaptativas ou por reforço) para adaptar as decisões ao contexto.

Principais Atividades:

As atividades previstas para o desenvolvimento do projeto AVIGAE incluem: Plataforma de monitorização e gestão dinâmica - Corresponde a toda a infraestrutura de monitorização e controlo através da utilização de técnicas de smart metering e integração com eventuais sistemas de gestão existentes nos edifícios; Previsão e Simulação - A previsão dos consumos, da produção e das condições ambientais, desempenhará um papel fundamental na determinação das ações de controlo do edifício e respetiva gestão energética; Otimização de Recursos – Utilizar os dados da simulação para determinar as condições de funcionamento e identificar um conjunto de ações que conduzam a um desempenho energético ótimo dos edifícios; Assistente Virtual Inteligente e Adaptativo - servirá como interface entre o utilizador e toda a estrutura de gestão e controlo do sistema de consumos energéticos.

Website do projeto:

http://avigae.vps.energy/