PROJETOS

Designação do Projeto:

SABIOS - Avaliação da sustentabilidade dos sistemas de bioenergia: uma abordagem de apoio à decisão multicritério do ciclo de vida, incluindo mudanças no uso da terra

Nº projeto:

016765

Parceiros:
Universidade de Aveiro
ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial
INESCC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra
Universidade de Aveiro
ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial
INESCC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra
Período de execução:

01/06/2016 - 31/05/2019

Programa de financiamento:

FCT

Orçamento do projeto:

199.836€

Incentivo de financiamento:

169.860,60€

Descrição do projeto:

A bioenergia tem sido proposta como uma solução para várias preocupações urgentes, como segurança energética, mudança climática e desenvolvimento rural. No entanto, a aceleração do crescimento da procura de bioenergia tem sido acompanhada por uma crescente preocupação com os impactes ambientais, económicos e sociais, como o desflorestamento, a concorrência relacionada com alimentos e os conflitos por terra.

Objetivos:

O LCA será responsável pelos efeitos indiretos da Land Use Changes (LUC), ocorrendo quando a pressão sobre a agricultura devido ao deslocamento da atividade anterior ou pelo uso da biomassa induz a LUC em outras terras. A avaliação das alternativas de bioenergia será baseada no uso complementar da Multi-Criteria Decision Analysis (MCDA) e LCA, seguindo as recentes tendências de uso da ACV como forma de obter um subconjunto dos critérios a serem considerados na MCDA. A análise de incerteza será incorporada em todos os modelos a serem desenvolvidos, um aspecto importante, uma vez que existe uma incerteza considerável em relação ao tipo, escala e tempo de LUC indireta.

Website do projeto:

http://sabios.web.ua.pt/en